Projeto Reação em Cadeia colabora no auxílio as famílias desabrigadas.

Na foto: Ana Paula (Nutricionista da Prefeitura) Fernando Grossi (Agente Penitenciário)

O Projeto Reação em Cadeia (Iniciativa de diversos funcionários do Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba) colaborou com a doação de parte da produção de verduras para no auxílio as famílias que sofreram com as fortes chuvas registradas no litoral norte nessa semana.
A entrega dos alimentos aconteceu na tarde dessa sexta feira (16/02/2018) no Banco Municipal de Alimentos e, segundo o poder público, as doações serão destinadas às famílias que nesse momento estão abrigadas no Centro Esportivo Municipal.

Segundo o Agente Penitenciário Fernando Grossi, foram entregues nessa data 120 pés de verduras e que a colaboração continuará a medida em que forem necessárias. “... a produção de verduras de forma orgânica e sustentável é apenas parte do projeto que tem em sua base a integração da ação de parte dos servidores do CDP de Caraguá e do trabalho de parte dos detentos, a colaboração de empresas, entidades sindicais, produtores rurais, poder público e cidadãos comuns e a busca constante para quebrar paradigmas no sistema prisional, mantendo sempre a atenção as questões disciplinares e de segurança, mas também tentando criar oportunidades reais de reintegração. No caso da colaboração com as famílias atingidas pelas chuvas, nos traz constrangimento ver tantas famílias de trabalhadores passando por uma situação tão difícil e delicada. O ideal seria que situações como essa não ocorressem, mas a realidade deve ser trabalhada e dentro dessa estamos satisfeitos em poder ajudar...” comenta Grossi.





O Projeto

O projeto “Reação em Cadeia” tem por objetivo informar, sensibilizar, mobilizar/reagir, especialmente os atores do sistema prisional. Esse projeto visa desmistificar esse ambiente que não necessariamente deve ser hostil e transformá-lo também em um local de produção de alimentos por meio da formação de uma horta orgânica para produção de verduras, legumes e temperos destinada ao consumo dos funcionários, detentos, além de doação ao Banco Municipal de Alimentos que atende a instituições e famílias.

Produzido na linha de tiro, um emblemático local – aos que não conhecem, ele é o ponto onde os Agentes de Muralha tem autorização de atirar – nesse simbólico local surge, da angustia e insatisfação, “VIDA”. Plantado pelas mãos do “Reação em Cadeia”, associando o respeito e a dignidade humana com preocupação a sustentabilidade.

O projeto Reação em Cadeia tem início do desejo de promover a organização do local de trabalho, mobilização funcional, articulação Intersetorial, entre outros. 

Quebrando tabus antes intransponíveis neste CDP com estímulo a participação coletiva, construindo com as próprias mãos um cenário favorável, lançamos como objetivo mobilizar, construir, informar, sensibilizar, quanto as práticas que favorecem a eficiência, a eficácia e a quebra de paradigmas nesta unidade prisional nos atendo, para isso, a ações objetivas voltadas a sustentabilidade no termo amplo de seu significado, promovendo provocações, eventos e publicidade a fim de estimular e dar suporte a ações e políticas positivas.

Para fazer isso, o Reação em Cadeia apresenta, em cada uma das áreas de atuação um guia para orientar as ações baseado em diretrizes.

   - Cadeia de Sustentabilidade;
   - Cadeia de Trasformação;
   - Cadeia Alimentar;
   - Cadeia de Trabalho;
   - Cadeia de Conhecimento.


Das Chuvas

Por conta das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte esta semana, a cidade de Caraguatatuba entrou em estado de observação, após ter sido registrado um acumulado de 263 milímetros de água em 48h, de acordo com a Defesa Civil.

Por nota, a prefeitura informou que nesta quinta-feira (15) 13 moradores foram retirados de suas casas e alojados no CEMUG (Centro Esportivo Municipal) após terem suas casas afetadas com as enchentes no bairros do Indaiá, Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo e Morro do Algodão.

Mais informações:
http://www.meon.com.br/noticias/regiao/caragua-entra-em-estado-de-observacao-por-fortes-chuvas
http://www.meon.com.br/noticias/regiao/chuva-nao-da-tregua-em-s-sebastiao-e-defesa-civil-fica-em-estado-de-alerta
http://www.meon.com.br/noticias/regiao/chuvas-deixam-defesa-civil-de-prontidao-em-ilhabela-ate-sexta-feira-xx
http://www.meon.com.br/noticias/regiao/queda-de-barreira-interdita-parte-da-rodovia-rio-santos-em-sao-sebastiao


Colabore com o projeto Reação em Cadeia. Nesse momento precisamos de mudas de verduras.
Entre em contato com: 12 – 98240.3046 (Grossi) 

Comentários

Postagens mais visitadas